O que é um fóssil? O que é um fóssil?
Embora esta seja uma pergunta simples, a resposta pode ser simples ou um pouco mais complicada. A resposta curta e doce a essa pergunta é "Um fóssil é os restos ou evidências de qualquer criatura ou planta que viveu na Terra em uma era geológica passada." Mas existem tantos TIPOS de fósseis.

 Uma pergunta mais importante para um estudante curioso é "Que tipos de fósseis existem?" 

A resposta a essa pergunta exigirá um pouco mais de exploração. Você vai ter que cavar um pouco mais fundo ... trocadilho! A resposta longa Existem vários sistemas de classificação de fósseis em uso hoje, mas o que eu mais gosto é o usado por Peter Larson e Kristin Donnan em seu livro, Bones Rock! Eles agrupam os fósseis em duas categorias: 

Tipo I - os restos mortais do animal ou planta morta ou a marca deixada dos restos mortais. 

Tipo I inclui:

  • ossos
  • dentes
  • impressões de pele
  • cabelo


a casca endurecida de um antigo invertebrado (um animal sem espinha dorsal) como um trilobita ou amonita impressão de um animal ou planta, mesmo que as partes reais estejam faltando.

Portanto, agora você tem uma resposta curta e uma longa para a pergunta: "O que é um fóssil?" 

Vamos construir sobre isso. Tipo II- Algo que foi feito pelo animal enquanto vivia e que se endureceu até virar pedra. Estes são chamados de vestígios de fósseis. 

Tipo II inclui:

  • pegadas
  • tocas
  • coprólito ou cocô de animal


Os fósseis do tipo I podem ser o que eram antes, como um pedaço de osso, cabelo ou pena. Mais frequentemente, o material ósseo é substituído por diferentes minerais contidos no líquido dos sedimentos que o enterraram. O que antes era osso agora é algum tipo de cristal ou mineral. Este processo também ocorre com conchas, exoesqueletos e madeira. Se os espaços no osso são preenchidos com minerais líquidos que posteriormente endurecem, é chamado de permineralização. Às vezes, o material orgânico é dissolvido pela água carregada de minerais. 

O processo ocorre tão lentamente que cada célula é dissolvida e substituída por um mineral líquido específico antes de endurecer. Isso é chamado de petrificação. Na petrificação, cada detalhe até o nível celular é duplicado nos minerais. 

O tipo I também pode ser moldes ou moldes da parte original do animal ou da planta. Se o organismo original se deteriora, deixando uma marca e um espaço vazio, é denominado molde

exterior ou simplesmente molde. Se um espaço na estrutura for preenchido com minerais à medida que o animal original ou parte da planta se dissolvem, isso é chamado de elenco. Agora você tem uma resposta curta e uma longa resposta para a pergunta "O que é um fóssil?" Isso foi mais informação do que você estava procurando? 

Espero que não! Fósseis são as ilustrações nas páginas de rocha que representam a história da Terra. Acho que quanto mais você sabe, mais você vai querer descobrir sobre esses fascinantes traços de vida que nós chamar fósseis.